Comece o Ano Novo com um novo logotipo

Dicas para criar um logotipo descritivo e eficaz da empresa

No primeiro domingo após o Dia de Ano Novo, os congregados de uma igreja em Chicago não desejam um ao outro feliz Ano Novo. Em vez disso, eles desejam um ao outro “Feliz Novo Você”. O pensamento por trás disso é que o Ano Novo oferece uma oportunidade de esquecer o passado e começar de novo.

Com o ano novo se aproximando rapidamente, algumas empresas de limpeza estão começando a avaliar seus negócios. Eles estão avaliando o que foi e não foi realizado durante o ano e decidindo que mudanças gostariam de fazer. Isto é um fato quando se trata de marketing e marca de suas empresas.

Os proprietários das empresas podem considerar a construção de um novo site; adicionar mais conteúdo ao seu site atual; ou contratar uma empresa de marketing, comunicação ou SEO.

No entanto, um detalhe —mas essencial— tende a ser negligenciado: o logotipo da empresa. Logotipos são muito mais importantes do que você possa imaginar. Além disso, se você está pensando em dar à sua empresa um novo visual para o novo ano — um novo você, por assim dizer — você provavelmente deve começar pelo seu logotipo.

Benefícios do logotipo

Um logotipo bem feito pode:

  • Despertar o interesse de potenciais clientes
  • Impressionar os clientes atuais (deixe-os orgulhosos de que você é seu provedor de serviços deles)
  • Diferenciar sua empresa da concorrência
  • Facilitar o reconhecimento da marca
  • Transmitir do que se trata sua marca

Uma vez criado um novo logotipo, ele deve ser usado em todos os lugares:

  • Materiais de marketing da empresa
  • Cartões de visita
  • Brindes
  • Papelaria corporativa
  • Assinaturas de e-mail
  • Sites da empresa e de mídia social
  • Favicon

Favicon é o pequeno ícone que alguns sites têm à esquerda de seu endereço URL, na aba do navegador. Embora nem todos aproveitem essa oportunidade do logotipo, a maioria dos sites permite que você use o logotipo da sua empresa como um favicon.

Logotipos descritivos vs. não descritivos

A maioria das companhias de limpeza irá recorrer a um designer gráfico para desenvolver um novo logotipo. Uma das primeiras perguntas que o designer pode fazer é se você quer um logotipo descritivo ou não.

Um logotipo descritivo inclui texto junto com imagens ou desenhos comumente reconhecidos. Estes mostram os tipos de produtos ou serviços que você está oferecendo.

Um logotipo não descritivo, por outro lado, geralmente não tem texto.

Aqui estão dois exemplos:

  • O logotipo do Burger King é um logotipo descritivo. Ele tem um design único, mas para garantir que todos saibam o que ele oferece, a palavra “hambúrguer” está proeminentemente escrita no logotipo.
  • O McDonald’s fez outra abordagem. Seus arcos dourados não têm palavras. No entanto, nem sempre foi assim. Os primeiros logotipos do McDonald’s adicionaram a palavra “hambúrgueres”.

O mesmo acontece com a Nike. Embora a empresa tenha usado seu famoso “swoosh” por décadas, ao mesmo tempo adicionou palavras como “run” ou “Nike” no logotipo. Hoje, nem o McDonald’s nem a Nike precisam fazer isso. Seus logotipos são famosos em todo o mundo.

Embora muitos empreiteiros de limpeza prefiram um logotipo não descritivo, essa pode não ser a melhor opção. Como vimos com o McDonald’s e a Nike, na maioria dos casos uma empresa deve se tornar um logotipo não descritivo.

Pense Detalhadamente

Aqui há outra razão para que as empresas de limpeza escolham um logotipo descritivo.

Um estudo recente envolvendo 597 participantes e relatado na Harvard Business Review de setembro de 2019 descobriu que logotipos descritivos podem ser mais eficazes. De acordo com os pesquisadores, “Logotipos descritivos impactaram de forma mais favorável as percepções da marca dos consumidores… e são mais propensos a melhorar o desempenho da marca.”

Sua pesquisa também descobriu que logotipos descritivos:

Fazem marcas parecerem mais autênticas aos olhos dos consumidores

  • Impactam favoravelmente as avaliações dos consumidores sobre as marcas
  • Aumentam a disposição dos consumidores em comprar determinadas marcas
  • Podem impulsionar as vendas líquidas de uma marca

Revisão de Logotipos

Então, o que aprendemos?

Para as companhias de limpeza que desejam iniciar o novo ano de novo, especialmente quando se trata de sua abordagem de marketing, um novo logotipo deve estar no topo da lista. Além disso, é preferível um logotipo descritivo, com algum texto.

Quanto ao design, imagens, cores e etc., escolham um designer gráfico profissional. Selecionar o designer é muito importante na criação de um logotipo que pode ser eficaz por cinco anos, se não mais.

Ao selecionar um designer gráfico, peça para ver exemplos de seu trabalho. Isso ajudará você a reduzir sua seleção para encontrar o designer que melhor desenvolve um logotipo para transmitir o que sua empresa é.

PUBLICADO EM 5 DE NOVEMBRO DE 2019

Ron Segura

PRESIDENTE DA SEGURA ASSOCIATES
Ron Segura é presidente da Segura Associates. Sua empresa trabalha com todos os segmentos da indústria de limpeza para ajudar a agilizar suas operações de limpeza e construção, bem como promover estratégias de limpeza mais saudáveis e de sustentabilidade. Ele pode ser encontrado em www.seguraassociates.com.

Ron Segura é fundador e presidente da Segura & Associates, e traz mais de 55 anos de experiência em todos os segmentos da Indústria de Limpeza. Dez desses anos foram dedicados à supervisão de serviços de limpeza terceirizados de mais de 418 milhões de metros quadrados para a The Walt Disney Company.

Telefone: 650 315-8933
seguraassociates@msn.com

2024 | Copyright. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Pixel Mix Pixel Mix.